sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sessão tranquila e de boa produtividade.

A sessão de hoje dia 30 de agosto foi marcada por palavras de enorme efeito politico, partindo de parlamentares da base governista.

Foi apresentado na sessão de hoje requerimentos do vereador Berg Monteiro que pede ao executivo limpeza na comunidade rural de boa vista.

O vereador Bruno melo, pediu que realizasse a limpeza do CCI,pois lá havia um pouco de mato na entrada e algumas fezes humanas.

A vereadora Jozilma Andrade juntamente com o vereador Derimar Barra apresentou um requerimento solicitando mais informações sobre o pl.10/2013, conseguiu ser subscritos por mais quatro vereadores, Bruno Melo, Dadilson Matias, Coitinho e Gilson Carvalho.e aprovado por todos os vereadores.

Outro requerimento foi apresentado pelo vereador Bruno Melo, referente ao pl.11/2013, tendo aprovação por unanimidade.

O vereador Sezinildo,defendeu o executivo de forma segura na área da saúde falando que Severiano Melo, possui 10 médicos, realmente muito louvável, mas pela segunda vez o Vereador Coitinho alertou que hoje novamente não havia medico no hospital.

Mas o que me chamou mais atenção foram algumas frases de efeito direto, a primeira um parlamentar disparou. “posso ser pau mandado de meu pai, porque sei que ele não vai me mandar fazer algo errado, a não ser que peça pra vota de novo nesse prefeito que ai estar”.

A segunda foi do edil governista. “dizer que teríamos que votar a L.D.O, de forma urgente alegando que se não aprovássemos rápido perderíamos investimentos, essa justificativa e chamar os vereadores de JUMENTOS, E isso eu tenho certeza que não sou”.

A outra de um parlamentar governista disse que em Severiano melo o povo teria que ter dia de adoecer. Outra frase dita por um governista. “não há como comparar DR GETULIO ANDRADE com DR.DAGOBERTO.”

Sempre disse aqui e repeti hoje na câmara falta dialogo entre o executivo com o legislativo, que diariamente e atingido por alguns assessores do prefeito. Mesmo assim o prefeito conta na sua defesa vereadores que gozam de grande respeito, Rubens Ferreira,Sezinildo Gomes e Berg Monteiro.


Mais adiante voltamos a comentar sobre a sessão de hoje onde o prefeito vetou algumas emendas de minha autoria com relação a LDO.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tema sobre saúde foi debatido na câmara municipal.

Na ultima sessão ordinária da câmara municipal dia 23 de agosto, ocupei espaço destinado ao grande expediente para falar sobre a questão da saúde em nosso município.

Sabemos logico, que o prefeito Dr.Dagoberto,segundo informações tem no município 5 médicos especialista atendo a nossa população, isso é louvável.

Mais importante é investir um pouco mais na saúde básica, nos PSF, são varias as reclamações que temos recebidos, como o vereador Coitinho me aparteou e disse que no caso de floresta só vai medico 1 dia por semana.

Outro ponto de fundamental importância é os médicos plantonista no hospital, mesmo que fosse no período noturno já que em tese os PSFs estivessem em funcionamento normal durante o dia.

Outro fato levado por mim foi à questão das fichas, são poucas pelo volume de procura, poderíamos ver com a secretaria de saúde a possibilidade de aumentar a quantidade de fichas.

Severiano melo ainda conta com um medico que e pago pelo governo federal, isso já ajuda, o que falta no meu ponto de vista e simplesmente uma escala bem definida para ter médicos plantonistas todos os dias, aliás, também não é obrigado esse meu pensamento ser o correto, mas acho que a linha de raciocínio e esse.

Todos os vereadores me apartearam, e demonstraram interesse em ajudar o executivo a encontrar uma solução

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Uma aula de politica. De um conhecedor do ramo.

Hoje tive o prazer de receber a ligação de ROBERTO MIRANDA, assessor do deputado Gustavo Fernandes.

Sempre bom conversar com Roberto, homem de grande saber politico do estado e em especial da região oeste.

Sempre tenho o prazer de receber sua ligação e bater um bom papo sobre politica.

Alias Roberto foi o grande adivinhão da politica de 2012 em Severiano melo, há exatos três meses antes da eleição ele me fez um raio x do resultado das eleições e não deu outra. Grande conhecedor da politica oestana.

Sorte de o Deputado Gustavo Fernandes tê-lo como um parceiro, tenho captado vários conselho desse cidadão. 

Em Severiano melo se tiver juízo à turma de Gustavo escutara as palavras sabias de Robertao.

Um projeto futuro.

Estamos analisando entrar com um requerimento na câmara municipal dentro de algumas sessões no sentido de aproveitamento de prédios públicos da cidade de Severiano melo.

Esses prédios são as antigas creche construídas na década de 80,como por exemplo aquele próximo a Neto Melo, ser aproveitado para reformar e fazer de lá um posto de saúde.

Hoje o amigo Torres de malhada nos procurou com uma ótima ideia sobre a creche que se localiza na comunidade rural de jitirana.


Vamos amadurecer a ideia e colocar em discussão.

Realizado eleição do CMDIS em Severiano melo.

                                                
Hoje foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado, Sustentável e Solidário (CMDIS) em Severiano melo lei de minha autoria.

Varias associações se fizeram presente algo entorno de 22 associações, membro da igreja católica, membro do poder executivo, da emater local entre outros.

A eleição foi de forma democrática havendo uma disputa acirrada, onde Luiz Ananias venceu por apenas um voto o seu opositor Cleiton da ipoeira.

Mas como democracia e respeito sempre cabe em todo lugar, Cleiton ficou sendo o tesoureiro do conselho, tendo a professora Rita Célia como secretaria.

Eu votei como representante do legislativo. Estiveram presente uma grande parte do executivo, alias todos que compareceram parece-me que foi escolhido a dedo, todos gente fina. Maurício Jose, Vera Melo, Naelson Melo, Claudiane Bessa, Vereador Sezinildo.

Fico feliz em ver um projeto iniciando sobre as mãos de pessoas que gostam do associativismo, como Joao do PT, Luiz Ananias, Cleiton, Nilo Carvalho, estamos todos então de parabéns.

O secretario Rogerio Marinho devera em breve receber todo esse conselho e associações para debater as necessidades de nossa cidade. No mais aguardar os projetos serem elaborados pelas associações porque segundo o representante estadual do programa o dinheiro já esta ouvindo a conversa.


Esperamos realmente que esse dinheiro não fique só na conversa.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um pouco de politica do estado.

Muito tem se falado no rompimento do PMDB, com o governo do DEM, com isso levaria junto o PR de João maia.

No meu ponto de vista, junto ao PR, o PMDB levara com sigo o PSDB, pois a cadeira de DEPUTADO FEDERAL poderia voltar a ser conquistada com ajuda de São Henrique Alves.

A dobradinha que elegeu Paulo Vagner do PV, com 55 mil votos poderia ser substituída por ROGÉRIO MARINHO. Formando a coligação na proporcional PMDB-PR-PSDB.

E enquanto muitos pensam que Fátima bezerra poderá vir a ser candidata ao senado pelo grupo dos Alves, acredito que essa possibilidade não existe. E junto a esse grupo somaria o presidente da assembleia Ricardo Mota

Fátima Bezerra será substituída por Vilma Maia, disputando o senado junto a Garibaldi Alves governador (alias não declarou ser candidato, pois lembra ainda do governador de férias), Vilma maia ao senado e João maia indicaria o vice, ou em ultimo caso o PDT de Carlos Eduardo.


Isso foi o que ouvi de uma fonte estadual, não sei se vinga. E o resto formaria chapa com Robson Faria e Fátima Bezerra.

vereador tem projeto sancionado.


Vereador ver projeto de sua autoria sancionado pelo prefeito Dr.Dagoberto e já com data marcada para ser colocado em pratica.

Trata-se da lei que Institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado, Sustentável e Solidário (CMDIS) em Severiano melo.

Com isso o município fica apto a receber recurso através de suas associações, após apresentar os projetos e aprovado por esse conselho passa a se credenciar a receber recurso do governo do estado, já que o RN tem mais de 500 milhões de dólares para investir neste programa em todo o estado.

Pensando na frente já mantive contado com o secretario de desenvolvimento econômico do RN, ROGÉRIO MARINHO, e o mesmo devera vir a Severiano melo manter contato com o núcleo do conselho.

A eleição do CMDIS esta previsto pra acontecer quarta-feira, Severiano melo tem varias associações que são exemplo no gasto com recurso publico como é o caso das associações de ipoeira e a associação caridade luz
.

 Representante da câmara municipal ficou Bruno melo titular e Gilson carvalho suplente.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Um pouco de politica.

Estou um pouco afastado da politica partidária em si, mais tenho escutado muito os grupos políticos de Severiano melo não a de se esconder de minha aproximação na câmara de meus colegas de vereança situacionista, que não passa mesmo de amizade.

Pois bem, o que tenho dito e repetido que minha posição é de independência na câmara, mas tenho um grupo que faço parte, embora pequeno, mas de posicionamento. Eu, Derimar barra e Silvestre.

Mais eu tenho visto e os próprios governista também, a falta de habilidade politica no grupo de situação, algumas baixas já ocorreram e outras a quem diga devera acontecer. E alguns apenas tratam com desprezo esses episodio o que não ocorreu durante a campanha em si.

Na câmara analiso a seguinte forma, Coitinho e Dadilson é oposição definida de posição clara, Eu e Derimar temos tido uma postura mais leve de analisar o que esta se passando, mesmo fazendo parte da oposição.

A situação conta com Rubens Ferreira, Berg Monteiro, Sezinildo Gomes, Gilson Carvalho e Jozilma Andrade, embora se diga que esses dois últimos migrem pra oposição, coisa que não foi oficializado. Escuto que abelhas picaram alguns auxiliares do prefeito e não estão notando essas percas. Pelo contrário.

Não entendo muito de politica, más um grupo forte pode surgi no meio disso tudo a qualquer momento em Severiano melo. Nome novo. Mas acredito que não é hora de pensar politica.

A hora é de trabalha pela cidade, pelo povo. Mas duas coisas há de se analisar, o prefeito agora que percorreu 12.5% de sua trajetória tem a seu favor o chamado TEMPO, a outra é que com a saída de Gilson Carvalho e Getúlio Andrade, do grupo do prefeito pode ser um fator extremamente favorável a oposição.

Vereador apresentou requerimentos em benefício de Ipoeira.

Vereador Bruno melo apresentou alguns requerimentos na comunidade de ipoeira na sessão realizada naquela comunidade.

Alias esta de parabéns o Presidente da Câmara municipal Rubens Ferreira em colocar em pratica um projeto de resolução do Vereador Bruno Melo, que é a Sessão Itinerante.

O VEREADOR Apresentou os seguintes requerimentos.

1. Informação ao executivo de como anda os projetos de casas populares na cidade.
2. Obra de uma passagem molhada para comunidade de ipoeira próximo a casa de Assis Moura.
3. Enviado o pedido a COSERN de instalação de energia trifásica em vários pontos da comunidade.

Prefeitura de Severiano melo envia dois projetos de credito especial.


A prefeitura municipal de Severiano melo enviou semana passada dois projetos de lei(pl) pedindo credito especial para área de educação pl.10/2013 e o pl.11/2013.

O pl.10/2013 é um credito especial no valor de 68.000,00 para ser gasto na manutenção das atividades do programa Brasil alfabetizado, sendo aplicado da seguinte maneira.

33.024,00 para material de consumo.

18.576,00 para serviço de terceiro pessoa física.

17.200,00 para serviço de terceiro pessoa jurídica.

Esses recursos serão retirados da rubrica orçamentaria ao APOIO A ASERDEC (associação severianense recreativa de desporto e cultura), na aplicação de CONTRIBUIÇÕES.

Esse projeto mesmo em caráter de urgência ainda não foi analisado, porque foi enviado a câmara municipal sem a assinatura do prefeito Dr.Dagoberto.

O pl.11/2013 trata de credito especial no valor de 8.000,00 a ser gasto na manutenção das atividades do ensino infantil-material de distribuição gratuita.

E será remanejado da mesma rubrica do pl.10/2013 o valor total de 8.000,00.

Todos esses projetos devem ser colocados em plenário já na próxima sexta feira.

Mais novo blog de Severiano Melo.

Sentimos a necessidade de fazer esse blog para divulgar os projetos, requerimentos, indicações e pronunciamentos que fazemos na câmara municipal de Severiano melo.

A partir de hoje colocaremos esse blog na ativa, sempre trazendo atualidades de nossa cidade.

Onde na maior parte do tempo será postada matéria por mim, vereador Bruno Melo.